domingo, 17 de janeiro de 2010

MODA


O objetivo do curso de Design de Moda é formar profissionais aptos a trabalhar com a autonomia da linguagem criativa do designer. Em sua primeira fase, o curso abrange a compreensão da moda na extensão de sua história, de como ela se tornou um fenômeno social contemporâneo e a análise do sistema em que ele se manifesta, bem como as bases para uma formação cultural e o uso de ferramentas operacionais que possibilitam o desenvolvimento de habilidades específicas, além da introdução a uma terminologia adequada e o contato com matérias-primas essenciais que fundamentam a linguagem técnica e criativa da moda. Na segunda fase, o curso amplia conceitos e técnicas em duas direções: a complementação entre pesquisa e experimentação, estimulando o desenvolvimento individual da percepção e a expressão da linguagem criativa; e a inserção no mercado, através de estágios que proporcionam a vivência da cadeia produtiva da moda e a análise das relações que se estabelecem entre criação, produção e consumo. Neste nível, as noções de marketing, administração e gerenciamento se aliam às técnicas apreendidas em modelagem, moulage, desenho de moda e estamparia. Na terceira fase, o curso consolida a autonomia da linguagem do futuro designer concentrando conceitos, técnicas e experiências em um projeto experimental, em que a criação e o desenvolvimento de coleções se concretizam em desfiles, promovendo o contato desta linguagem com o público, além de produzir registros visuais e verbais compilados em uma monografia. Com isso, ao término do curso, o designer estará qualificado, com uma formação multidisciplinar, que o habilita a se especializar nas diversas áreas que compõem o design de moda, dentre elas a criação, a produção e o gerenciamento de moda.

Geralmente o curso tem duração de 3 a 4 anos.
O mercado da moda hoje é profissional e exige profissionais qualificados para atender às demandas do mundo contemporâneo. A área de atuação de um designer de moda é ampla: criação (estilo, ilustração, design têxtil, design de acessórios, figurinos para cinema, teatro e TV), produção (stylist, editoriais para revistas, catálogos, programas de TV, comerciais, eventos), pesquisa (tendências, consultoria, assessoria, colunas em jornais, internet) gerenciamento de empresas (produção, compras e vendas no atacado e varejo, importação e exportação), marketing (gerenciamento de produto e marcas) e acadêmica (professor e coordenador).


Espero ter ajudado na escolha!

By:Jéssica

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